"A VI mostra vestígios foi organizada pela turma de 2021 da disciplina 'Teoria e Crítica da Ação Disciplinar (TCAI)'', sob orientação da Profa. Luciana Beatriz Chagas.

Nesta edição da Mostra, temos 6 trabalhos coletivos de criação artística interdisciplinar, que foram elaborados a partir da reflexão sobre o texto introdutório do livro “Capitalismo e Colapso Ambiental” (2016), de Luiz Marques, além dos documentários 'A Corporação' (2003) e 'A Tragédia Eletrônica' (2014).

Atualmente, a poluição e a contaminação de águas, solos e ar representam uma ameaça imediata à vida humana e à biodiversidade no planeta. O modelo de expansão, que caracteriza o capitalismo, se baseia na constante necessidade de produção industrial de bens de consumo. As externalidades desse modelo, como o descarte de lixo e a catástrofe que os resíduos sólidos e efluentes tóxicos provocam são apenas o elo final dessa cadeia insustentável que é a produção industrial de bens materiais.

Com uma visão crítica sobre essa e outras questões criadas pelo capitalismo, os participantes da Mostra trabalharam criativamente e de forma colaborativa temas como o consumo, o descarte, as memórias, a relação com a terra, as sonoridades e os afetos.

São seis obras audiovisuais que se entrecruzam em relação dialógica, e que esperamos que contribuam para o fomento de uma cultura da sustentabilidade.



Luciana Beatriz Chagas, novembro de 2021."


GALERIA