Audiovisual

TV ESCOLA INVERTIDA

Sarah Cavanelas Xavier

Nessa página vocês vão encontrar práticas educacionais que perpassam o tema da amostra: arte, educação, sustentabilidade e direitos humanos.

São recortes de atividades que realizei conjuntamente com estudantes da rede estadual de educação de Minas Gerais ao longo dos últimos anos. Para a organização dos conteúdos expostos a seguir foram divididos em quatro tópicos:

1. Escola Estadual Dr. Garcia de Lima no Minecraft
2. De estudante para estudante
3. ASB em Foco
4. Aqui vai virar palmares

1. Escola Estadual Dr. Garcia de Lima no Minecraft





A pandemia de COVID-19 nos pegou de surpresa e de um dia para outro fomos afastados do espaço escolar, trazendo o desafio de mesmo a distancia mantermos nossa escola viva.

Foi necessário reinventar as práticas escolares, buscar novas ferramentas e dialogar com os jovens estudantes, procurar por onde eles estavam e aprender com eles sobre as tecnologias que poderiam nos aproximar nesse momento.

Com o desdobrar do tempo a saudade bateu, saudade dos colegas, do pátio, da cantina da sala de aula, foi então que veio a idéia: E se recriássemos a escola no Minecraft?

O desafio foi aceito por dois estudantes mais que especiais a Davi Ricardo Ferreira e Gabriel Henrique da Silva Pereira. Buscamos resgatar as memórias dos espaços e suas histórias através de fotografias e vídeos, para tentar recompor o cenário com o máximo de detalhes.

Agora nossa escola está viva também no Minecraft e em breve faremos uma grande festa para matar a saudade e rever os amigos com segurança. Convido vocês agora a passear pela nossa escola, seja bem vindo ao Garcia de Lima virtual.



2. De estudante para estudante



Os vídeos apresentados nesse tópico foram produzidos por estudantes da rede pública de Minas Gerais através do projeto De Estudante para Estudante, inspirado na educomunicação e nos pilares da Aprendizagem Criativa trouxeram temas de interesse dos jovens produtores em dialogo com as artes, urbanidades, sustentabilidade e direitos humanos.

O trabalho resultou na criação do canal De Estudante para Estudante no youtube para o compartilhamento de conteúdos entre pares e para alem das instituições escolares.

Para o inverno cultural foram selecionados três trabalhos que dialogam com tema da nossa amostra.



2.1 A questão do Feminicídio





Produzido em pelas estudantes do ensino médio Ana Júlia Nascimento Silva; Dayane Cristina de Souza Rezende; Diovanna Isabele Neves de Sousa; Milene das Graças Lima; Sarah Assunção Oliveira; Vitória Aparecida Sousa Moreira da Escola Estadual Dr. Garcia de Lima em São João del-Rei Minas Gerais: o vídeo retrata a violência contra a mulher, através da costura entre reportagens, dados estatísticos e encenação de uma história elaborada pelas autoras para sensibilizar em relação a violência contra a mulher.



2.2 Segrrgação Urbana no Minecraft





O vídeo surge da idéia de utilizar a plataforma de jogos Minecraft, para despertar o interesse dos educandos em relação aos conteúdos escolares.

Produzido pelos estudantes do ensino médio: Beatriz Oliveira Franco e Rafael Resende Nobre da Escola Estadual Dr. Garcia de Lima, aborda a temática da segregação socioespacial urbana, através do contraste entre condomínios fechados com boas opções de lazer e infra-estrutura em contraponto as favelas, ou bairros periféricos relegados a condições precárias de moradia e saneamento.



2.3 Publicidades em Mentes





O mercado publicitário é um forte impulsionador da sociedade do consumo, capaz de criar novas necessidades, e potencializar determinados comportamentos sociais.

Produzido pela Estudante Anna Karoline Braga Fernandes, da Escola Estadual Nossa Senhora de Montserrat, em Baependi (MG), 2017, o vídeo aborda o poder e os limites éticos da publicidade dirigida as crianças.



3. ASB em Foco



3.1 ASB em Foco





Como educar para redução do lixo se escolas seguindo o sistema hegemônico que a sustenta reproduz a invisibilidade dos profissionais da limpeza?

A dinâmica escolar permite que os estudantes cheguem na escola e encontrem suas salas de aula limpas e saem deixando elas sujas. Como em uma mágica a sala de aula está limpa novamente no dia seguinte e o lixo desaparece.

A limpeza não é ensinada, aliás, ela não é sequer vista. Afinal o lixo tem que ser escondido, jogado para debaixo do tapete o quanto antes, pois evidenciá-lo pode ser perigoso para um sistema que se sustenta sobre o constante estímulo ao consumo, onde o sucesso é medido pelo poder de compra e conseqüentemente pela capacidade de produção de lixo.

É deste incômodo que surge a proposta do trabalho: ASB em foco, trás para o centro da discussão o cotidiano dos(as) profissionais da limpeza dentro da escola, as relações que os estudantes estabelecem com essas pessoas, a invisibilização e a desvalorização desses trabalhadores que se reproduz no ambiente escolar.



3.2 Artivismo homenagem ao ASB Seu Wanderley





O vídeo mostra a ilustração que o artista e estudante Thiago Alvez fez do auxiliar de serviços básicos da escola Nossa Senhora de Montserrat em Baependi (MG): Seu Wanderley. Seu Wanderley dedica boa parte de sua vida zelando pela escola e pelas pessoas que ali trabalham e estudam.

O desenho foi feito com lápis grafite sobre um muro pintado de tinta de terra pelos educandos da instituição.

A idéia faz parte da construção de um muro de inspirações, homenageando heróis do cotidiano que merecem nossa admiração, valorização e reconhecimento.



4. Artivismo Aqui Vai virar Palmares





Preferíamos que esse muro não existisse, que todas as paredes entre a nossa escola e o mundo que a envolve desmoronassem, caíssem por terra se transformando em vida nova. Nesse dia tão sonhado...Ninguém pularia os muros para fugir da escola.

A escola seria a vida. Não pulariam os muros para roubar, porque não é possível roubar o que já lhe pertence.

Enquanto esse dia não chega...

Pintamos nossos muros com terra, estampamos nas barreiras nossas inspirações. Até que sejamos fortes para derrubá-las.

Dandara e Zumbi são nomes da luta por liberdade, justiça e autonomia no Brasil. Por isso, invocamos a força de Palmares para dentro da nossa escola. Sim! Aqui vai virar Palmares! O Quilombo não é apenas um lugar para onde os negros fugiam.

É o lugar da resistência, de construir com a autonomia a liberdade. É o lugar de ser quem se é!

No quintal dessa escola começamos a produzir alimentos sem envenenar o solo, aprendemos a respeitar a terra, recolhemos reciclagem para gerar recursos, transformamos restos em vida. Aqui plantamos as sementes dos nossos mais elevados devaneios utópicos.

No vídeo ilustração do artista e estudante Thiago Alves, na Escola Estadual Nossa Senhora de Montserrat, Baependi MG, 2017.



Voltar