Os docentes do Programa Interdepartamental de Pós Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) da UFSJ promovem, desde seu primeiro ano (2016), uma mostra de criação artística denominada Mostra Vestígios. Esta mostra consiste na exibição de fragmentos dos trabalhos desenvolvidos por alunos da disciplina ArteCiência com base no conteúdo estudado durante o período, a partir das teorias e dos autores propostos e de uma prática idealizada em grupo. O resultado é um trabalho teórico-prático abordando a transdisciplinaridade de forma aplicada.

A primeira etapa deste projeto será desenvolvida em sala de aula no contexto da disciplina ArteCiência. Por se tratar de um mestrado interdisciplinar, muitos alunos ingressantes do PIPAUS não possuem experiência com o desenvolvimento de trabalhos artísticos. No contexto da disciplina eles são convidados a estudar algumas obras, analisar suas poéticas e então se reunir em grupos para o desenvolvimento de uma prática artística que envolve ArteCiência, Urbanidade e Sustentabilidade. Já para os alunos que possuem experiência com criação artística fica o desafio de trabalhar esta temática e também trabalhar em grupo e auxiliar seus colegas com questões técnicas e estéticas de seus trabalhos coletivos. O Vestígio desta prática e o resultado do aprendizado por parte destes alunos é o que será apresentado na Mostra aqui proposta.

O segundo passo, a realização e exposição desta Mostra, também leva os alunos a organizar a Mostra, trabalhando com a organização, curadoria, programação, divulgação e montagem. Este trabalho, que certamente encontra-se entre as habilidades esperadas de um discente egresso de nosso mestrado, costuma ser inédito para os alunos e serve para auxiliá-los a entender o funcionamento de uma mostra de Artes e a superar as dificuldades encontradas na realização de tal tarefa.

A Mostra Vestígios tem por base o paradigma da sustentabilidade como uma nova fronteira para as artes e, por objetivo, desenvolver novas linguagens artístico-estéticas e teórico-práticas, aqui denominadas “Ecopoéticas”, cujos objetivos são os de ampliar o papel das artes no desenvolvimento de uma cultura e de uma estética de sustentabilidade.

Os trabalhos realizados na primeira e segunda Mostra permitiram a criação de coletivos de arte entre os alunos do PIPAUS e a circulação dos trabalhos destes coletivos em mostras regionais e nacionais.

A mostra Vestígios, assim como o PIPAUS se propõem a aplicar pesquisa teórica e prática que dediquem-se a difundir o conceito de sustentabilidade em suas implicações para as artes, as urbanidades e as práticas culturais visando o desenvolvimento de linguagens e proposições estético-filosóficos interdisciplinares com vistas ao desenvolvimento de uma nova ecopoética baseada nos princípios da sustentabilidade.

Visa, também, pesquisar as implicações dos princípios da sustentabilidade para as práticas contemporâneas nos campos das artes e suas inter-relações com o espaço urbano e a sustentabilidade, conforme proposto pelo paradigma da sustentabilidade e pelo conceito de “sustentabilidade como uma nova fronteira para as artes” de modo a desenvolver e exibir técnicas, linguagens e ações práticas com base nas relações entre artes, urbanidades e sustentabilidade.

As obras artísticas criadas pelos grupos realizadores das Mostras Vestígios anteriores (2016 e 2017) reúnem pesquisas e atividades desenvolvidas sobre as inter-relações entre estas três áreas e têm o potencial de se constituírem em um banco de dados de referência para os estudos inter e transdisciplinares sobre as relações entre arte, urbanidades e sustentabilidade e sustentabilidade no Brasil e no Mundo.

Naturalmente, tudo isso deve ser feito a partir de uma base metodológica e, neste sentido, a adoção dos preceitos da transdisciplinaridade torna-se componente quase que obrigatório das investigações aqui proposta, até pela próprias características autorais da mesma. A utilização do conceito de transdisciplinaridade é representativo de uma idéia que não se ocupa meramente da divisão de um mesmo objeto entre várias disciplinas diferentes, como nas já referidas práticas que elegem temas unificadores, mas em estudar diferentes aspectos segundo pontos de vista diferentes de modo a estimular no processo de transmissão e aquisição de conhecimentos, a contextualizar, concretizar e globalizar a partir da sua própria intuição, imaginação, sensibilidade e corporeidade, elementos por si só fundamentais às artes, mas mais ainda no tocante ao corpo, às artes cênicas e, como se trata do corpo, o elemento de nossa existência no ecossistema Terra, da sustentabilidade.

Entendemos que a transdisciplinaridade é uma das mais importantes ferramentas para o desenvolvimento artístico na contemporaneidade uma vez que o processo de colaboração entre as várias disciplinas artísticas e a conseqüente contaminação de suas linguagens leva à descoberta de novos valores que contribuem para a criação de novas obras de artes e, no que importa para esse projeto de uma nova cultura baseada na sustentabilidade e impulsionada também por essa nova arte. Nesse sentido, as artes, por suas características intrínsecas, são campos bastante abertos para o cruzamento de linguagens e são por isso mesmo, um ótimo campo para a exploração de práticas transdisciplinares. Por outro lado, as possibilidades de exploração da transdisciplinaridade na dança, no teatro, associadas às artes plásticas; ao vídeo, ao cinema e à fotografia; à tecnologia digital, à performance e às instalações são apenas algumas das possibilidades de exploração possíveis e que já vem acontecendo em larga escala mundo afora.

Para tanto, para que o processo criativo e expressivo possa ocorrer de modo transdisciplinar, é de suma importância a abordagem poética e portanto técnica e metodológica dos princípios das diferentes formas artísticas que se quer utilizar e das diversas áreas do conhecimento que poderão se juntar à pesquisa . Só dessa forma, é possível a criação de obras baseadas em novas linguagens que possam surgir dessa interface.

Como se sabe o termo “sustentabilidade” expressa a conexão intrínseca entre justiça social, paz, democracia, autodeterminação e qualidade de vida e, para poder atingir estes objetivos, é necessário uma estratégia cultural baseada no pressuposto de que media, artes, educação, comunicação, organização e também as emoções desempenham papel decisivo nesse processo de mudança sendo estes, portanto, os temas abordados na Mostra Vestígios, tanto na consecução de obras artísticas como na realização de performances e suas fundamentações teóricas. Tais temas têm sido abordados desde a perspectiva dos conflitos éticos, emocionais, profissionais, psicológicos e legais que acometem o humano em suas relações com a presente cultura de insustentabilidade que vimos construindo desde o advento da era industrial.

A Mostra vestígios traz também a integração das disciplinas cursadas pelos alunos do PIPAUS com seus projetos de pesquisa no mestrado. A integração das pesquisas individuais em um trabalho coletivo é parte do desafio apresentado aos alunos. Com isto, a proposta de prática que todos os alunos do mestrado devem executar juntamente com sua dissertação passa a ser possível dentro da execução desta proposta.