SUÍTE DOS PECADORES: TECNOILÓGICA CIVILIZAÇÃO CAIÇARA PÓS “CAYMMI-SMETAKIANA

Fred Le Blue Assis


SUÍTE DOS PECADORES: tecnoilógica civilização caiçara pós “caymmetakiana" parafraseando a música "Suíte dos Pescadores" de Caymmi, é um manifesto fotomusical a favor do reencantamento do mundo pela arte sem óbices e dogmas.

Um brinde ao amor, à natureza, à memória e à música que nós habitamos e que nos habita e, sincronicamente, uma manifestação pela valorização e resgate do imaginário socioambiental e cancioneiro poético-musical dos povos e compositores dos mares da Terra.

Mas longe de ser um trabalho apocalíptico e nostálgico, ele tenta por meio de uma plataforma híbrida (som + imagem + digital), citar a cultura musical atual, dominada por ritmos efusivos e dançantes.

No entanto, a vulgarização poética e sonora da música brasileira atual, como a música tecnobrega com letras literais e eróticas, não parece nos inspirar mais em sonhos de amores sombreados por serestas, coqueiros e água de coco.

O que não a impede de servir de estímulo físico capaz de catalisar através da dança e música o encontro social e afetivo, dessacralizando o individualismo que se tornou uma forma de deidade moderna com a comunhão social por meio de tecnologias infocomunicacionais.

Em alguns pontos do litoral brasileiro, o impacto dessas "novidades" ainda são assistidos em câmera lenta, talvez, em função de um cultura nativa fortemente marcada por relações e tradições orais.

Ao se personificar como habitante de uma pequena vila de pescadores caiçara na região de Paraty, bebendo das águas do mar biográfico e musical de Caymmi, Fred Le Blue tenta assim apontar para o drama psicossocial da modernidade fáustica nos brasis mais recônditos, já que as promessas racionais de progresso material e tecnológico, por vezes, trazem consequências deletérias não somente para a diversidade antropológica e cultural, mas também biológica e ecológica.

PALAVRAS-CHAVE: MÚSICA, ARTE-RECICLAGEM, METALINGUISTICA

#mostravestigios #pipaus #ufsj