SÉRIE ÁGUAS

Zandra Coelho de Miranda


A série Águas faz parte da exposição “Confidências da Paisagem - Espaço e Memória”, que exibe os resultados plásticos da pesquisa de pós-doutoramento de Zandra Miranda.

Em suas obras, a artista faz associações entre espaço e memória tendo como pano de fundo a paisagem cultural das Serras do Lenheiro e São José, na região de Tiradentes, com sementes de diversas espécies vegetais nativas trabalhadas em cerâmica e vidro. Nessa coleção, a paisagem cultural tem representados os seus aspectos mineral, geológico, histórico e ainda biológico, valorizando uma longa parceria entre as pessoas e as plantas da região.

No conjunto de obras apresentado, são selecionadas as espécies locais que têm relevância medicinal, alimentícia, artesanal, ritual, ou histórica, trabalhadas em cerâmica, por meio da moldagem.

São utilizadas as cachopas de sementes encontradas em nossa região, porque representam a continuidade dessas valiosas espécies em pratos que recebem a fusão de vidro, óxidos, quartzo, metais e outros materiais que em seu conjunto produzem a leitura visual de sementes imersas em poças de água, prestes a germinar.

A série representa uma homenagem às espécies vegetais locais e uma esperança de fertilidade e continuidade dessas formas de vida tão peculiares e importantes para nossa cultura.

PALAVRAS-CHAVE: CERÂMICA, VIDRO, ARTES VISUAIS, EXPOSIÇÃO

@zandra_miranda #aguas #mostravestigios #pipaus #ufsj