RAÍZES

Érika Rodrigues Coelho


“Raízes” é uma obra inserida no espaço entre o contemporâneo do grafite e a ancestralidade dos grafismos de matriz africana irrompendo as fronteiras entre o passado e o presente, a história e a realidade através do resgate dos valores apagados, omitidos do povo negro e a força da luta antirracista.

O termo “Raízes” encerra não só a base desse baobá que é a cultura negra, no sentido de parte da planta que a sustenta e nutre retirando da terra sua força, como também evoca o sentido anímico de “fundamento”, “razão” ou “motivo” para uma luta: a luta antirracista.

A imagem busca revelar o movimento e potência do grupo social negro, buscando também no intercalamento das cores contrastantes representativas das pinturas habitacionais do vilarejo de Tièbèlè, em Burkina Faso, os elementos que conferem ritmo e dinamicidade à imagem, próprio do cotidiano dessa cultura que intercala dança e pintura em sua práxis artística.

A luta antirracista, então, em aliança com a aura de matriz africana aparece mediante o vôo da mulher negra, sua força a projeta como porta voz de um grupo que há muito ficou sufocado nas máscaras de flandres que a branquitude encerrou.

O turbante, coroa seu cocoruto representando a cultura negra e sua resistência até a atualidade, insígnia muito além de mero acessório de tecido retorcido, protege os pensamentos e a fé negra e carrega os sonhos de um povo que busca justiça e igualdade.

Assim, ”Raízes” convida o olhar do público para dentro de si mesmo buscando o ser humano existente em cada um de nós a perceber que a maior razão para a luta antirracista tem sido o direito à vida.

PALAVRAS-CHAVE: GRAFITE/PINTURA, ANTI RACISMO, ANCESTRALIDADE, NEGRITUDE

erikastael22 #mostravestigios #pipaus #ufsj