PRIMAVERA CINZA

Silvia Cristina dos Reis


A série Primavera Cinza é o recorte de uma documentação fotográfica dos vestígios das inúmeras queimadas ocorridas na região do Campo das Vertentes, Minas Gerais, em 2020. Coloca em evidência a vegetação da Serra de São José carbonizada pelo fogo.

O objetivo da série é chamar atenção para o ataque e a destruição que o meio ambiente ecológico tem sofrido nos últimos tempos.

O ano de 2020 foi marcado não só pela pandemia de Covid-19, que ceifou a vida de milhões de pessoas, mas também pelos inúmeros incêndios que ocorreram no país, principalmente os que aconteceram na Floresta Amazônica, no Cerrado e no Pantanal brasileiro, causando danos imensuráveis a fauna e flora destes biomas.

Neste cenário nada promissor, a fotografia torna-se uma importante aliada para informar e sensibilizar a sociedade sobre a urgente necessidade de novas maneiras de pensar e agir em relação ao meio ambiente, a fim de preservá-lo e minimizar os efeitos da mudança climática, que não se trata apenas do aumento da temperatura da terra ao longo dos anos.

A mudança climática está diretamente relacionada com a saúde, a alimentação, a questão de gênero e de desigualdade, entre outros aspectos fundamentais para nossa sobrevivência e qualidade de vida.

Diante da necessidade de trazer esses temas para o debate, esta série propõe uma reflexão sobre essa onda de fogo que tornou a primavera de 2020 cinza em várias partes do país.

PALAVRAS-CHAVE: QUEIMADA, PRIMAVERA, PANDEMIA, MUDANÇA CLIMÁTICA

#mostravestigios #pipaus #ufsj