#PAISAGISMOVIVO

Flávio Silvério da Silva


A conexão #paisagismovivo, absorve as definições de Deleuze e Guattari, buscando as elucidações de paisagens vistas pelos olhos dos outros.

Por meio de um movimento colaborativo, a partir dos afectos e perceptos de cada um, apresentamos uma maneira de estima com a natureza viva, ao solicitar que os voluntários compartilhem fotos pessoais abraçando uma árvore, regando um canteiro, se deitando na grama ou mesmo conversando com uma flor.

A prática faz um convite para que as pessoas se aproximem das plantas e constituam uma relação social com elas, ao ultrapassarem o mero contato corriqueiro que temos com esses personagens de nossos dias.

Propomos tirar as espécies vegetais da condição de serem vistas e não enxergadas, fomentando a percepção efetiva desses seres como elementos vivos, ao ponto de compartilharmos uma foto demonstrando um ato de amizade com esses “indivíduos”, como fazemos com nossos companheiros, conhecidos ou colegas.

A conexão, uma prática realizada no ano de 2018, tem o início dentro dos limites físicos do Campus Tancredo de Almeida Neves, na cidade de São João del Rei, através de chamadas presentes nas paredes das dependências dos prédios da instituição, que convidam as pessoas a se relacionaram com os elementos vegetais da paisagem do próprio Campus, da cidade, ou de suas respectivas casas, por meio de um registro fotográfico.

Assim, com a apresentação dos compartilhamentos feitos pelos participantes, é estabelecido um banco de afetos e percepções relacionados à natureza.

NATUREZA, AFETIVIDADE, PLANTAS, COLABORATIVIDADE

#mostravestigios #pipaus #ufsj


Site da proposta, clique aqui