MOBILIZA SÃO JOÃO: RELATO DE UM BREVE EXPERIMENTO SOCIAL

Camila Nolasco dos Passos
Letícia Lara do Carmo
Mariana Silva Pereira


A presente proposta deriva do trabalho realizado na disciplina “Arte, Cidade e Política”, ministrada pela Profª Adriana Nascimento, como parte do PIPAUS.

O trabalho citado teve como objetivo fomentar o diálogo acerca das temáticas de mobilidade urbana e escala humana. Num primeiro momento através da criação de uma reportagem fictícia, e, posteriormente, com um breve experimento social.

Ambos foram inspirados pelo evento real “Bike na Leite”, realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo (UFSJ), em 2015.

Na primeira parte foram criados personagens estereotipados para retratar as possíveis opiniões da sociedade. Sendo assim, optou-se pela criação de um experimento social em que fosse possível obter opiniões reais, porém, sem atrelar o nome das autoras.

Esse experimento aconteceu na mídia social Facebook, com a criação do coletivo fictício “Mobiliza São João”. Sua criação foi explicada como uma intenção de unir pessoas em prol da temática, com a articulação de rodas de conversa junto às associações de moradores e demais pessoas.

O produto desses debates seria pioneiro no evento de Ciclovia Temporária, nomeado “Pedala na Avenida”.

Dessa forma, para a Mostra Vestígios 2021, a proposta consta da criação de um relato em formato de vídeo das experimentações realizadas, trazendo imagens e percepções geradas a partir dos dois momentos narrados no trabalho que o precede.

PALAVRAS-CHAVE: VIDEO, (I)MOBILIDADE, MOBILIDADE, REALIDADE

#mostravestigios #pipaus #ufsj