MARKETING NEGATIVO

Samuel Rodrigues Rabay


Marketing Negativo é uma web performance transmidiática sobre algoritmo, polarização política e ser artista independente na era das redes.

O trabalho usa de humor para falar sobre um assunto cada vez mais urgente: a influência e os efeitos de algoritmos cujo objetivo é gerar lucro em nosso processo democrático e a necessidade de regulamentação sobre as empresas que controlam isso.

A obra usa de uma auto-sátira baseada em uma suposta estratégia de marketing tão absurda (e ao mesmo tempo real), que nos leva a refletir sobre o quanto artistas independentes se encontram reféns dessa lógica digital para estar em contato com o público, principalmente durante o período pandêmico.

A proposta se desenvolve em diversas plataformas, através das redes de Rabay e em seu "formato final", se apresenta como um vídeo no youtube, simulando a interface do instagram, em uma simulação (ou não) de uma campanha de marketing, que divulga os trabalhos lançados pelo artista nos últimos anos.

Tal simulacro nos remete à questão da pós-verdade (fake news), outro elemento da conjuntura atual, utilizado pela extrema-direita e com efeitos nocivos à democracia.Apesar de trafegar uma linha tênue entre realidade e ficção, a campanha teve um efeito real e acarretou em um aumento de cerca de 700% no engajamento das publicações do autor, além de um alcance quase 150% maior durante o período das postagens.

PALAVRAS-CHAVE: MíDIA, HUMOR, ALGORITMO, LUCRO

#mostravestigios #pipaus #ufsj